domingo, 10 de maio de 2009

Steel Pulse - State Of Emergency

Uma das maiores bandas de reggae! Por duas vezes tive oportunidades de ver esses caras e foi genial!

Um pouco da bela história desta grande banda por JAHMAN!

Tudo começou para o grupo Steel Pulse em 1973 em Handsworth, Birmingham, um lar da comunidade do Caribe ,a maior do Reino Unido. Foi lá que os estudantes de arte David Hinds,de Handsworth (vocals da ligação e guitarra do ritmo), Basil Gabbidon (guitarra da ligação) e um irmão mais novo de Basil,Colin Gabbidon(bateria) começaram a trabalhar sério. O Basil e David tinham crescido juntos, estavam na faculdade da arte e foram trabalhar para a prisão, empilhando prateleiras em fins de semana. Quando não estavam trabalhando ou estudando, os dois amigos foram consumidos por sua paixão real, música. As sessões de gravação e ensaios tinham começado na cozinha da casa de Gabbidon na estrada de Headingley, Handsworth, quando os dois amigos estavam no sexto período. Colin, o irmão mais novo de Basil por dois anos, juntou dentro em uma caixa de madeira um dinheiro, para a compra de seu primeiro kit-bateria, quando não praticasse suas artes marciais. Autônomo, Basil adquiriu seu conhecimento de guitarra tocando com David, e enquanto melhoraram, envolveram um outro amigo da escola, Ronnie McQueen “Stepper”, que tocou o baixo na banda. Os ensaios moveram-se para o sotão de Ronnie na estrada de Sandwell onde recrutou mais dois músicos , Selwyn Browwn ,que tocou o órgão e o Michael Riley, nos backing vocais e na percussão, nas sessões de gravação. Selwyn e Michael eram ex-escultores de madeira da escola de Handsworth, como era foi a divisão original de Horace, um solista da escola de coros, que logo encontrou Trevor Christie, tocou percussão por um tempo antes de se afastar. Mais equipamento foi comprado com os amplificadores do Basil, que deu forma a para o grupo em desenvolvimento, porque começou a acreditar nisso.
Música conciente, espiritual e ciente do reggae .´´ Nós tivemos que tentar começar-se a se adaptar dentro do mercado americano à estada , e nós pensamos que era necessário ter uma combinação de canções político-orientadas e de canções que nós chamamos do “a música bait,” as canções que lhe tiveram um aspecto do PNF assim que poderíamos permanecer na cena musical´´. Com isso em uma excursão nos E.U.A., seu novo lar-adotado por sete meses,a banda foi adicionada por Tyrone Downie dos Wailers nos teclados, antes de uma excursão do Caribe,incluído o Reggae SuperJam e uma parada na Jamaica para finalizar a gravação de seu álbum seguinte. Em 1985 veio também num relacionamento com gravadora Elektra depois que a companhia de gravação recusou a imprimir letras no encarte de seu sexto album, Babylon the Bandit. A banda insistiu e pagou pelo acréscimo, mas o caso era terminal e seu contrato foi quebrado, com maus sentimentos em ambos os lados. Ironicamente, o album ganhou a sua primeira concessão da música de Grammy pelo melhor álbum do Reggae, apesar de uma recepção misturada do público. Hinds recorda, “o álbum teve falhas em sua entrega total. Uma trilha como o coro dos meninos da escola, se aquilo não for bubble-gum, eu não sei o que é.” O Baixista Alvin Ewen e Carlton Bryan (guitarra rítmica),novos membros, fizeram exame acima dos deveres da guitarra para este álbum, com Jimmy Haynes outra vez na carga de produção. O Ronald Butler(guitarra de ligação) e Errol Reid (teclados) juntaram-se á banda na tournée no ano seguinte ano excursionaram pela Europa e os E.U. A..
Apesar de algumas mudanças,como a substituição do baterista original Steve ´´Grizzly´´Nisbett,primeiro por Conrad Kelly,e depois por Willian C. Sharp.Continuam na ativa até hoje e seu último trabalho de estúdio se chama African Holocaust. SINOPSE

Steel Pulse - State Of Emergency

01 - state of emergency
02 - dead end circuit
03 - steal a kiss
04 - hijacking
05 - P.U.S.H.
06 - love this reggae music
07 - said you was an angel
08 - reaching out
09 - melting pot
10 - disco drop out
11 - reaching out (extended version)

LINK SOMZERA


Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO