terça-feira, 2 de junho de 2009

Black Uhuru - Love Dub

Dub... Dub... Dub... Love Dub!!! Black Uhuru é love dub!!!

Um pouco de Black Uhuru por JAHMAN

O grupo Black Uhuru (Liberdade Negra) serve há muito tempo como uma referência para os apreciadores do reggae, influenciando toda uma geração de novos artistas, inclusive no Brasil. E foi por aqui mesmo que a trajetória cheia de transformações e reviravoltas do grupo teve um capítulo curioso em 1995,quando a banda se dividiu em duas..

Quando se pensa no Black Uhuru, o nome de Derrick 'Duckie' Simpson , aparece como o de um coadjuvante, mas na verdade ele sempre foi o pilar de sustentação do grupo. Duckie fundou o famoso trio vocal junto com Don Carlos e Garth Dennis e participou de todas as suas seis formações ao longo de quase 20 anos. Em seu quarto de hotel em Curitiba ele contou ao Massive Reggae como tudo começou. Ele morava em Trenchtown, favela de Kingston, e sempre batia uma bola com seus vizinhos Bob Marley, Peter Tosh e Pipe (dos Wailing Souls). Duckie também queria montar o seu grupo e convidou Don Carlos e Garth Dennis para fundar o Black Uhuru. Essa união gerou apenas dois compactos mas selou uma amizade que depois os colocaria novamente juntos.

Duckie estava de novo sozinho e para continuar com um trio chamou o amigo Errol Nelson e um jovem que gostava de freqüentar os ensaios dos artistas do bairro: Michael Rose. Depois de muita batalha o trio gravou em 1977 o seu primeiro disco, 'Love Crisis', depois remixado e relançado com o nome de 'Black Sounds of Freedom'. Errol Nelson partiu para outro grupo, mas com a entrada da americana Puma Jones e o início da colaboração de Sly Dunbar e Robbie Shakespeare, começaria a melhor fase da carreira do Black Uhuru.

Também conhecidos como "Rhythm Twins" (os "Gêmeos do Ritmo"), o baterista Noel "Sly" Dunbar e o baixista Robert Shakespeare começaram a tocar juntos no estúdio Channel One, na metade dos anos 70. Sly & Robbie ficaram bastante conhecidos depois de se juntarem a Peter Tosh, com quem gravaram discos antológicos como "Equal Rights" e '"anted Dread or Alive", acompanhando-o na sua vinda ao Brasil. Os primeiros frutos da parceria com o Black Uhuru foram alguns compactos que seriam reunidos no álbum 'Showcase', também chamado de '"Guess Who's Coming to Dinner", nome com o qual foi lançado por aqui pela JHO .

Michael Rose decidiu seguir uma carreira solo que só parece ter deslanchado agora, dez anos depois. Sly & Robbie preferiram ficar na Island, onde iriam trabalhar com novos artistas como Ini Kamoze e produzir uma série de álbuns .Quem se juntou ao grupo para assumir o posto de principal vocalista foi Junior Reid, outro jovem que cresceu influenciado pelos sons da geração de Duckie. O primeiro álbum com ele foi "Brutal", lançado pela gravadora americana RAS Records em 86 e que acaba de sair no Brasil pela Top Tapeolo iniciada pelo ótimo "Rhythm Killers".
Atualmente é formado por Duckie Simpson, o fundador e o vocalista Andrew Bees, e com essa formação lançaram o excelente álbum DINASTY, entre outros... SINOPSE

Black Uhuru - Love Dub

01 - Far East Dub
02 - Crisis For Dub
03 - Satan a Dub
04 - Unity a Dub
05 - Natural Dub
06 - Selasie in Dub
07 - Out of the Sixteen Dub
08 - Willow Weep Dub
09 - Sorry For the Dub
10 - African Dub

LINK DA SOMZERA


Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO